A maioria das pessoas gasta tanto tempo da vida reclamando, que acaba se esquecendo de agradecer. Agradecer pela comida na mesa, pelo céu azul, por uma conquista no trabalho ou por um simples sorriso. Não importa o tamanho da graça, seja ela grande ou pequena, o importante é reconhecer.

Quando exercitamos a gratidão, despertamos o nosso olhar para as coisas positivas da vida, aquelas que funcionam e, aos poucos, passamos a enxergar o nosso dia-a-dia com mais generosidade. Valorizamos aquilo que faz a nossa caminhada mais leve e deixamos em segundo plano os desagrados, as dores e frustrações.

por_do_sol_jo_moreira

Foto: Jô Moreira | Imagem protegida por direitos autorais

Os estudos da Psicologia Positiva apontam a gratidão como uma das emoções humanas mais importantes para a felicidade. Dizer “obrigado” pode trazer um série de benefícios psicológicos, físicos e interpessoais, como um sono melhor, mais energia, bom humor e mais abertura para se relacionar com o outro.

Entretanto, criar o hábito de sermos gratos pode ser uma tarefa árdua, afinal de contas, não podemos nos esquecer daqueles dias difíceis, em que tudo o que queremos é nos jogar no sofá e lamentar…

13183421_1065685193498109_40057154_n(1)

A gratidão é uma ATITUDE, que deve ser tomada com consciência, dedicação e muito esforço. Pode ser difícil mas não é impossível!

Uma boa maneira de exercitar a gratidão é fazer um diário da gratidão, um pequeno caderno onde você vai anotar diariamente de 3 a 5 coisas positivas do seu dia pelas quais você é grato. Pode ser qualquer coisa!

Foto: Jô Moreira | http://www.jomoreira.com.br/

Foto: Jô Moreira | Imagem protegida por direitos autorais

Quando fazemos esse esforço, a positividade passa a fazer parte da nossa vida de maneira cada vez mais natural e intensa. Dizer “obrigado”, escrever uma carta de gratidão, contar suas bênçãos diárias e reconhecer a ajuda de um colega pode ter impactos positivos na sua vida!

Você já agradeceu hoje?

Share This