MEDITAÇÃO E LEITURA | dica de férias

Fim de julho, ainda em clima de férias, momento propício para nos dedicar a nós mesmos, abandonar velhos hábitos e iniciar boas práticas para o semestre que vem chegando.

Hoje venho falar sobre duas boas coisas da vida: meditação e leitura, uma combinação perfeita para aproveitar os dias de descanso, em paz e tranquilidade. Práticas que ajudam a organizar as ideias, tranquilizar a mente e acalmar o coração.

13408963_1726817327576914_46219813_n

Em primeiro lugar, gostaria de apresentar para vocês a meditação Love Kindness, também conhecida como meditação da compaixão, ou Mettã pelos praticantes do Budismo.

É uma prática simples, que procura cultivar sentimentos de amor incondicional, empatia, bondade e compaixão, não apenas em relação à nós e os outros, mas à todos os seres e situações que compõe a vida.

Na meditação Love Kindness, os praticantes utilizam da projeção de imagens mentais, pensamentos e memórias como ferramentas de cultivo desses sentimentos positivos,  num processo de aprendizado progressivo. “A ideia de cultivar implica que todos temos ´sementes´ ou potenciais para esses estados mentais saudáveis. Portanto, não é preciso cria-los, mas sim nutri-los(…)”

Neste vídeo, eu ensino o passo a passo da meditação Love-Kindness, você pode praticar onde quiser.

A meditação, qualquer que seja seu segmento, é uma prática que nos ajuda a viver em harmonia com o mundo e com nós mesmos, além de proporcionar benefícios para o cérebro e o coração.Para os budistas, por meio da Metta – ou Love Kindness -, geramos uma atitude de abertura, curiosidade e gentileza com a vida.

Para quem se interessa em aprender mais sobre meditação e psicologia positiva, uma boa leitura é sempre bem vinda! No livro “O Salto do Coração”, minha mais recente publicação pela Wak Editora, trago algumas reflexões e práticas sobre o assunto.

S.C.0011

Foto: Jô Moreira | Imagem protegida por direitos autorais

De forma simples e didática, desmistifico a “moda da meditação” e atesto sua efetividade como prática transformadora – uma ciência capaz de melhorar a capacidade de raciocínio e reduzir doenças como estresse e depressão.Reflito sobre a importância de protagonizarmos a nossa própria história, de sermos donos de nosso caminho e capazes de escolher. Sim, viver com alegria, positividade e saúde é uma escolha!

Então, vamos aproveitar as férias para fazer boas escolhas e reciclar as ideias?!

ATENÇÃO!

Clínica Sofia Bauer também está em recesso coletivo para renovar as energias!  A partir do dia 1 de agosto os atendimentos retornam normalmente.

Enquanto isso, seguimos juntos nas redes e aqui no blog, é claro!