Passamos a vida inteira em busca de respostas, mas você já parou para pensar sobre as perguntas que faz? As perguntas tem o poder de criar e despertar a realidade, como uma chave que abre as portas para novos caminhos e possibilidades.

O questionamento estimula, inspira e provoca reações que podem ser positivas ou negativas, tudo depende da intenção – que pode ser consciente ou não. Quando se diz “por que o meu trabalho está tão ruim?” ou “o que tem de errado com meu relacionamento?” o foco está direcionado para o problema e por isso as resposta serão sempre negativas e distantes de qualquer solução. Mas, quando trocamos a pergunta para “o que posso fazer para ser mais feliz no meu relacionamento?” ou “como posso ser mais produtiva no meu trabalho?”, inspiramos reações e respostas positivas, pois o foco está naquilo que é ou pode ser positivo.

kripalu-54

Foto: Roberto Benatti | Imagem protegida por direitos autorais

Perceba que nessas perguntas utilizamos o “como” e “o que” pode ser feito. Essas palavrinhas mágicas eliminam as nossas resistências, estimulando mais abertura e boa vontade na busca por alternativas e soluções.

“A fonte mais comum de erro nas decisões de gestão é a ênfase em encontrar a resposta certa, em vez de a pergunta certa. Os erros mais graves não são resultado de respostas erradas. O mais perigoso é fazer a pergunta erradas.” Peter Drucker 

Em uma entrevista para a revista Época, o mestre em Psicologia Positiva, Tal Bem Shahar esclareceu que “as perguntas são importantes porque criam realidades ao definir as respostas.” Quando fazemos uma pergunta, mesmo que inconscientemente, enquadramos a resposta em um campo delimitado de possibilidades, induzindo e até definindo as reações.

Por isso, quando nos perguntamos pelas coisas positivas da vida, quando saímos em busca daquilo que funciona e dá certo, encontramos as respostas para o bem estar e a felicidade. Entretanto, quando as perguntas são geradas por sentimentos negativos como raiva, frustração ou dor, encontraremos apenas mais dor…
12912433_577318942429733_1920707172_n

É tudo uma questão de fazer a pergunta certa. Com uma simples, mas poderosa pergunta, é possível colocar um ponto final em desavenças e frustrações, além de estimular e impulsionar cada vez mais o crescimento, a criatividade e a harmonia.