Tal Ben-Shahar – meu grande mestre, de quem já falamos muitas vezes aqui no blog – é um dos principais estudiosos contemporâneos da Psicologia Positiva. Iraniano, nascido na década de 70, há dez anos ele ensina a seus alunos de Harvard a ciência da felicidade.

Doutor em psicologia e filosofia, Tal decidiu estudar a felicidade ainda em seu segundo ano de graduação, quando cursava ciência da computação e se sentia infeliz. Ele buscava respostas para duas perguntas aparentemente difíceis:

PORQUE ESTOU TRISTE? COMO POSSO FICAR FELIZ?

layout_quotes_sofiabauer_01_065

Depois de muitas pesquisas e experiências pessoais, o professor Tal decidiu compartilhar as respostas e caminhos que desvendou. Com enfoque nos estudos da Psicologia Positiva, ele criou um dos cursos mais concorridos de Harvard atualmente e escreveu dezenas de livros sobre como viver uma vida plena e em equilíbrio.

Em uma de minhas últimas imersões em Kripalu Center – um centro de estudos anexo à Harvard, nos EUA, sobre yoga e meditação – tive o prazer de fazer uma entrevista exclusiva com o professor Tal Ben-Shahar, que nos ensina as principais lições sobre a felicidade.

É necessário compreender que a felicidade não é estática. É um processo longo, feito não só de momentos alegres, mas de momentos amargos e tristes, que nos tornam humanos. A felicidade exige dedicação, ação e vontade. É preciso encontrar significados, enfrentar os obstáculos e sempre buscar um olhar mais positivo para a vida.

Gostou deste vídeo? Fique de olho, então, no meu canal do YouTube. Muitas outras ótimas surpresas estão por vir!