Certificação em Psicologia Positiva 2017

Você já começou seu planejamento para 2017? Por aqui estamos a todo vapor, organizando mais um Curso de Certificação em Psicologia Positiva, feito sob medida para quem pretende viver mais e melhor.

layout_curso_certificacao_pp

A certificação em Psicologia Positiva oferece 10 meses de imersão nos principais conceitos e princípios da ciência da felicidade, incluindo sua abordagem filosófica e suas aplicações práticas. São 250 horas de curso, distribuídas em 10 módulos interativos online, fóruns de discussão, tutoria, material didático e ainda duas imersões presenciais comigo, Sofia Bauer, e a psicóloga Carolina Perrella, especialista em Psicologia Positiva. Juntas, vamos ministrar mais uma edição do curso de Certificação em Psicologia Positiva.

A Psicologia Positiva é a linha mais inovadora do campo da Psicologia e visa não focar nos problemas, mas, sim, nas soluções deles. Foi criada a partir de um estudo sobre pessoas felizes feito por Martin Seligman, psicólogo americano e professor na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Hoje, a Psicologia Positiva está sendo estudada e praticada em vários cantos todo mundo, conquistando cada vez mais adeptos.

Neste vídeo, eu falo mais sobre o que é a Psicologia Positiva.

Ficou interessado? INSCREVA-SE AQUI

Em tempo! O Curso de Certificação em Psicologia Positiva 2017 só começa no dia 6 de fevereiro do ano que vem… Mas se você quer muito começar a estudar com a gente, aproveite e inscreva-se no Minicurso Gratuito de Psicologia Positiva. Assim, já dá para ir entrando no clima!

 

COMENTE! 2016

Hoje, tenho um convite especial para você interessado em conhecer as potencialidades da mente humana no caminho para o equilíbrio e o bem estar. Entre os dias 27 e 31 de outubro, terei o prazer de participar do primeiro COMENTE – Congresso Digital Sobre Neurociência e Poder Mental.

Idealizado pelo Instituto Pense Bem, a primeira edição do COMENTE vai reunir mais de 30 profissionais engajados nos estudos da neurociência e no uso inteligente e assertivo da capacidade mental como ferramenta eficaz para responder às seguintes perguntas:

Quem sou? Onde estou? Aonde quero chegar? Como vou fazer?

Entre os diversos temas que serão abordados durante o congresso, escolhi a empatia como ponto central da minha participação – um tema recorrente entre os seguidores da Psicologia Positiva e super importante para uma vida mais leve e mais feliz.

13277826_1006475859437731_2033904903_n(1)

Como já falamos algumas vezes aqui no blog, a empatia é a habilidade – socialmente construída – de se colocar no lugar do outro. Quando experimentamos ser empáticos, de coração aberto, temos a oportunidade de compreender o outro e compartilhar seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins.

Deixamos de gastar energia e tempo julgando, nos preocupando com os defeitos e dificuldades alheias. Aprendemos a aceitar e nos solidarizar. Cobramos menos do outro e assim exigimos menos de nós mesmos.

Nos relacionamentos, tudo se torna mais fácil quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, percebendo a situação com outros olhos e com outra compreensão. No âmbito profissional não é diferente!

Ficou interessado?

Durante a palestra, os participantes vão aprender como desenvolver a empatia e conquistar benefícios duradouros para a vida social.

Serão 25 palestras online e gratuitas, em cinco dias de muito aprendizado, técnicas e estratégias de reeducação mental que podem mudar a nossa vida.

INSCREVA-SE NO COMENTE! 2016 AQUI

CURSO EAD | HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA AVANÇADO

Como o próprio nome sugere, a hipnoterapia é uma ferramenta terapêutica, utilizada como grande aliada no tratamento de fobias, traumas, síndromes e outras doenças psicológicas.  Basicamente, trata-se de uma técnica de relaxamento – a hipnose – que associada ao tratamento clínico e à Psicologia Positiva, faz com que o paciente fique mais tranquilo e flua com mais facilidade no processo terapêutico.

foto_jo_moreira

Foto: Jô Moreira | Imagem protegida por direitos autorais

A hipnose funciona quase como uma meditação, acalma as ondas cerebrais e auxilia na limpeza de traumas e outras dificuldades. Diferente do que muitos imaginam, durante a hipnose o paciente vê e escuta tudo, trata-se de um procedimento cientifico e não um evento sobrenatural.

A Hipnoterapia Ericksoniana – desenvolvida pelo psiquiatra americano Milton Hyland Erickson – será o tema do nosso próximo curso a distância que será realizado entre os dias 10 de outubro e 19 de novembro.

layout_cursos_online5-1

 

Os participantes vão aprender as diferentes técnicas da Hipnoterapia Ericksoniana e como aplicá-las sob medida no trabalho com as psicoterapias. Serão cinco semanas de aprendizado distribuídas entre teorias, práticas e uma atividade de conclusão do curso. O conteúdo será divulgado gradativamente por meio de apostilas e vídeo-aulas e os alunos poderão propor discussões e tirar dúvidas diretamente comigo, Sofia Bauer, em uma área exclusiva no site.

O curso de Hipnoterapia Ericksoniana Avançado oferece certificado e só será disponibilizado para aqueles que realizarem a atividade final.

Todos aqueles que desejam aprender como fazer hipnose sob medida e utilizá-la como ferramenta de capacitação pessoal e aperfeiçoamento profissional estão convidados!

INSCREVA-SE AQUI!

CURSO EAD | PSICOPATOLOGIAS E PSICOFÁRMACOS

Hoje venho fazer um convite para você profissional de saúde, coache, terapeuta ou familiar de portador de doenças psiquiátricas. A partir do dia 12 de setembro, daremos início a mais uma edição do curso a distância Psicopatologia e Psicofármacos ministrado por mim mesma, Sofia Bauer.

layout_cursos_online4

Através de vídeo-aulas, apostilas e materiais complementares, os alunos irão aprender sobre as doenças psiquiátricas da atualidade, como avaliá-las corretamente e como lidar com seus portadores. Além disso, vamos estudar o universo dos medicamentos e entender para que servem, quais são seus usos e dosagens adequadas. Tudo isso, no conforto da sua casa ou em qualquer canto do país onde você tenha acesso à internet!

O conteúdo será divido em três módulos, que serão disponibilizados online, gradualmente, em 3 semanas. Durante o curso, os alunos poderão tirar duvidas diretamente comigo e propor discussões através de uma área no site – exclusiva para interação entre professores e alunos. Serão 3 semanas de muito aprendizado!

Olha só o que alguns ex-alunos falaram sobre o curso:

“Tenho me beneficiado muito na minha prática diária com o primeiro curso que fiz de Psicopatologia e Psicofármacos. Com a atualização do curso pude obter mais informações sobre medicamentos novos e mudanças no diagnóstico. Com as aulas virtuais, consigo obter maior assimilação pois posso, no conforto da minha casa, assistir quantas vezes julgar necessário.” Érica Teixeira/ SP.

“Objetivo, esclarecedor, atualizado, eficiente. Demonstra categorias dos Transtornos de forma simples e aplicada, assim como dos medicamentos indicados. Indico a todos que trabalham na área da saúde, em especial profissionais que trabalham com a mente, ou seja, com o campo psíquico humano.” Everton José de Souza/ MG.

“Curso com excelente conteúdo, que é dado de forma dinâmica, criativa, com vários exemplos de casos e situações, o que facilita o entendimento e compreensão. Recomendo!!” Laurinda Melo/ RJ.

CURSO | PSICOPATOLOGIAS E PSICOFÁRMACOS
Data: 12 de setembro a 22 de outubro de 2016.
Para quem é: terapeutas, coaches, médicos de todas as especialidades que desejam aprender mais sobre o assunto e é até mesmo familiares de pessoas portadoras de doenças psiquiátricas.
O que ensina: tudo o que é necessário saber para avaliar as psicopatologias corretamente e entender os remédios, suas categorias e doses. Especialmente formatado para ajudar quem precisa lidar com pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos.
Investimento: 3 x de R$ 265,67

Ficou interessado?
INSCREVA-SE AQUI

 

PRANAYAMA | A ARTE DE RESPIRAR

O termo prana, em sânscrito, remete ao verbo que significa respirar, soprar e viver, e refere-se a tudo aquilo que nutre um ser vivo. Yama, por sua vez, significa controle, contenção ou disciplina. Os pranayamas são, portanto, exercícios respiratórios sistemáticos que visam o controle da mente e de nossas energias psíquicas.

A respiração é um dos principais e mais profundos ensinamentos da filosofia Yogi. Ao inspirar, estamos não só nutrindo o corpo com oxigênio, mas também alimentando-nos de energia vital, pois estamos absorvendo prana, como afirmam os mestres do yoga.

layout_quotes_sofiabauer_28_064

Quando falamos em pranayama, estamos tratando de exercícios profundos de respiração – alternada, abdominal, rítmica, associada a movimentos corporais e etc –  e não aquela respiração automática e muitas vezes inconsciente, pela qual estamos acostumados.

Por meio desses exercícios obtemos maior elasticidade dos pulmões e de todo aparelho muscular respiratório. Absorvemos mais oxigênio, purificando o sangue e revitalizando todo o organismo. Através dos movimentos de inspiração e expiração, acentuamos a massagem mecânica sobre o coração, estômago, pâncreas, fígado, rins e intestinos, estimulando cada um deles.

Kripalu (57)

Foto: Roberto Benatti | imagem protegida por direitos autorais

Além disso, controlando a mente, por meio dos pranayamas, podemos desenvolver a consciência necessária para perceber, distinguir e aceitar estados mentais de consciência diversos, num processo de auto-conhecimento e equilíbrio.

Os benefícios das técnicas de respiração do yoga e da meditação são inúmeros e já comprovados pela ciência.

Quer saber mais?

Participe conosco do Curso Vivêncial de Psicologia Positiva.  Entre os dias 18 e 20 de julho faremos três dias de imersão no universo da Psicologia Positiva. Será na minha casa, aqui em Belo Horizonte. Vamos praticar yoga, meditação, fazer sessões de hipnose e aprofundar nossos estudos sobre a neurociência e os caminhos e técnicas para a saúde física e mental. Além disso, os participantes poderão fazer sessões de terapia comigo ou supervisão, ficará a critério de cada um. Serão três dias de muito aprendizado!

flyer_cursovivencial_07_06_site

Ficou interessado? Então, envie um e-mail para clinicasofiabauer@gmail.com e corra para fazer a sua inscrição, são apenas 12 vagas! E elas já estão esgotando…

Espero você!

COERÊNCIA CARDÍACA | atenção ao coração

Estudos realizados pelo HeartMath Institute, na Califórnia, constataram que o ritmo do nosso coração se torna “caótico” quando passamos por situações de medo, ansiedade ou estresse. Por outro lado, quando experimentamos estados de tranquilidade e bem estar, esse ritmo se torna coerente, harmonioso.

Isso acontece porque o coração humano possui mais de 40 mil neurônios conectados diretamente com o cérebro, numa ligação estreitamente íntima e fisiológica. O reflexo desse vaivém entre os dois órgãos é a variação dos batimentos cardíacos, que definem nosso estado de espírito e influenciam diretamente na pressão arterial, respiração e funcionamento do nosso sistema imunológico.

layout_quotes_sofiabauer_28_063

Pensando nisso, o HeartMath desenvolveu a “Coerência Cardíaca”, um conjunto de técnicas sistêmicas de atenção e respiração que nos possibilitam equilibrar as conexões entre o cérebro e o coração, controlando nossos batimentos cardíacos.

Sete passos para a coerência cardíaca: 

  1. Sentar confortavelmente, descruzando os braços e pernas;
  2. Aliviar a tensão corporal;
  3. Fechar os olhos e concentrar o pensamento nos batimentos cardíacos e no coração, respirando lentamente;
  4. Imaginar o ar entrando, passando à volta do coração e saindo lentamente pelo nariz;
  5. Relembrar uma situação feliz que tenha enchido o coração de alegria, paz e gratidão, revivendo esse momento;
  6. Continuar respirando fundo e lentamente, enquanto se relembra o pensamento positivo;
  7. Regressar e abrir lentamente os olhos.

IMG_7905_2

Foto: Jô Moreira | imagem protegida por direitos autorais

Quando respiramos com calma e focamos o pensamento em elementos positivos – por meio da meditação, por exemplo – nosso coração entra em um compasso desacelerado, em harmonia com o cérebro. Nesse momento produzimos ocitocina, o hormônio capaz de combater a noradrenalina e o cortisol, responsáveis por nos manter em estados de estresse, trauma e pensamentos negativos.

Assim, em situações de ansiedade ou depressão – por exemplo -, a coerência cardíaca se apresenta como uma ferramenta eficaz, regulando os batimentos cardíacos, estabilizando a pressão arterial, diminuindo os níveis de estresse, clareando os pensamentos e ainda fortalecendo o sistema imunológico. Os benefícios são inúmeros e já reconhecidos e aplicados por diversas clínicas de psicoterapia pelo mundo.

Quer saber mais sobre a coerência cardíaca?

Participe conosco da primeira edição do curso Hipnose, Meditação, Neurociência e Cura.

layout_cursos_online

Entre os dias 11 de julho e 20 de agosto vamos conhecer os caminhos da coerência cardíaca, meditação e hipnose.

INSCREVA-SE AQUI